Para quem NÃO tem Filosofia e Teologia
ingresso no PRIMEIRO CICLO: MESTRADO ECLESIÁSTICO EM DIREITO CANÔNICO
Inscrições até 17 de janeiro de 2024 (quarta-feira)

PLANO GERAL DE ESTUDO

DIREITO CANÔNICO

PRIMEIRO CICLO FILOSÓFICO-TEOLÓGICO
Instituto Superior de Direito Canônico Santa Catarina

 I. A oferta formativa do Instituto Superior de Direito Canônico Santa Catarina inclui, para o Primeiro Ciclo, o estudo de instituições de direito canônico e das disciplinas filosóficas e teológicas necessárias para adquirir a formação de base (cf. VG 78; OrdVG Art. 61 e 62; Decr. NC; IAISS Art. 9; e com referência aos Estatutos do Pontifícia Universidade Lateranense, Art. 119, § 1 e Art. 120, § 1).

II. Para garantir a formação filosófico-teológica adequada, o ISDCSC oferecerá o Primeiro Ciclo em parceria com o Instituto Teológico Maria Mater Ecclesiae, afiliado ao Ateneu Pontifício Regina Apostolorum de Roma, através do Decreto 578/2017 e o Instituto Teológico de Santa Catarina (ITESC), agregado à Faculdade de Teologia da Companhia de Jesus de Belo Horizonte – MG (cf. Decr. 765/2020 – 12/12/2020 da Congregação para a Educação Católica), mediante regime especial de estudo, em conformidade com o Art. 79, § 1 da VG.

PROPEDÊUTICO
EM PARCERIA COM O
INSTITUTO TEOLÓGICO MARIA MATER ECCLESIAE – ITMME E O
INSTITUTO TEOLÓGICO DE SANTA CATARINA – ITESC

 
Antropologia Filosófica
Metafísica
Ética
Teologia Fundamental
Introdução à Sagrada Escritura
Antropologia Teológica
Teologia Sacramental Geral
Teologia da Graça
Instituições Gerais de Direito Canônico I
Cristologia
Teologia Trinitária
Eclesiologia
Teologia Moral Fundamental
Teologia Sacramental Especial I
Língua Latina I
História da Igreja
Teologia Moral Especial
Instituições Gerais de Direito Canônico II
Teologia Sacramental Especial II
Língua Latina II

ORIENTAÇÕES

O Primeiro Ciclo poderá ser feito concomitantemente ao Segundo Ciclo. O Primeiro Ciclo é realizado de modo remoto.
Caso opte por fazer o Primeiro Ciclo antes do Segundo, o aluno terá um ano para a sua conclusão. Caso queira fazer concomitantemente ao Segundo Ciclo, o que será mais exigente, terá dois anos para a conclusão do Primeiro Ciclo.

REQUISITOS E DOCUMENTOS PARA A INSCRIÇÃO

1. FICHA CADASTRAL e CURRICULUM VITAE (clique aqui para preencher)

O curriculum vitae tem como objetivo apresentar a trajetória de vida pessoal, destacando o processo formativo, o perfil e as aptidões pessoais, numa perspectiva analítico-crítica. Este documento será preenchido e enviado juntamente com a FICHA CADASTRAL.

2. REGULAR ATESTADO: O regular atestado, constará, como prescreve o Estatuto:

a) de uma CARTA do Bispo Diocesano para os clérigos, seminaristas e leigos, do Superior Maior para os membros dos Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica;

b) e de um TERMO DE COMPROMISSO assinado pelo aluno, no qual se compromete a fazer todo o possível para assumir com empenho os estudos até a obtenção do título, com a Dissertação de Mestrado e o Exame De Universo Iure. Clique aqui para baixar o arquivo modelo do TERMO DE COMPROMISSO que deverá ser preenchido e enviado no formato PDF para o endereço: [email protected]

3. Taxa do Processo de Seleção: R$ 100,00 (cem reais)

4. DOCUMENTOS

• Certidão de Nascimento ou Casamento;
• RG (documentos de identidade, carteira de motorista não é aceita);
• CPF;
• Título de Eleitor;
• Certificado de Reservista (para os homens);
• 01 Foto 3 x 4 colorida;
• Comprovante de Residência;
• Histórico Escolar e Certificado de Conclusão do Ensino Médio (para alunos estrangeiros, é preciso apresentar o histórico traduzido – tradução juramentada);
• Histórico Escolar da Graduação; e
• Diploma de Graduação, frente e verso. Lembrando que o candidato que concluiu o curso e ainda não tem o Diploma, poderá ingressar com o Certificado de Conclusão de curso com a data de colação de grau realizada. Todavia, deverá apresentar o Diploma e Histórico final da graduação até o final do primeiro ano do Segundo Ciclo (Mestrado Eclesiástico). Quem cursou Filosofia e Teologia num Seminário Maior apresentará documento oficial equivalente.

Todos os documentos escaneados deverão ser enviados para o e-mail: [email protected] até o
dia 17 de janeiro de 2024 (quarta-feira)

PROCESSO SELETIVO

O processo seletivo para o ingresso no curso oferecido pelo ISDCSC será realizado virtualmente, seguindo as indicações abaixo:

a) 17 DE JANEIRO DE 2024 (quarta-feira)

último dia para os candidatos ao curso enviarem os documentos anteriormente indicados.

b) 19 DE JANEIRO DE 2024 (sexta-feira)

comunicação do resultado da análise documental e envio de um texto com algumas questões para aqueles que tiveram a sua documentação aprovada.

As respostas às questões deverão ser encaminhadas para o e-mail do ISDCSC ([email protected]) no mesmo dia 19 de janeiro de 2024 (sexta-feira), às 23h59min;

c) 22 DE JANEIRO DE 2024 (Segunda-feira)

Publicação do resultado do processo seletivo. Os aprovados receberão um link para uma reunião virtual com a direção do ISDCSC, no dia 22 de janeiro de 2024 (segunda-feira), à tarde.

LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

Quanto à proficiência linguística para as línguas modernas ESPANHOL E ITALIANO, há duas possibilidades:

  1. ou o aluno apresenta certificado que comprove ter estudado com sucesso essas línguas, no nível que lhe permita ler e compreender;
  2. ou se submete a exame de proficiência linguística em espanhol e italiano a ser agendado em tempo oportuno.

O aluno que não comprovar domínio no Espanhol e no Italiano ou não for aprovado no exame de proficiência deverá demonstrar sua aptidão em tempo hábil, pois é requisito necessário para a obtenção do grau de Mestre em Direito Canônico. Assim, ao término do primeiro ano do Segundo Ciclo, o aluno pendente: será submetido a uma nova proficiência para comprovar seu aprendizado ou deverá apresentar certificado que comprove suficiente domínio, conforme este Regimento Interno.

Quanto ao LATIM, todos os alunos deverão frequentar as aulas. Os que pretendem a dispensa do Latim I e II serão submetidos ao exame de proficiência na primeira semana de aulas em fevereiro de 2024. Todos deverão participar dos cursos de Latim III, IV, V e VI.

A Taxa do Processo Seletivo deverá ser paga via:
1. Depósito identificado;
(Dados abaixo)
2. PIX;
Chave PIX – 48991518514 (celular)
e enviado o comprovante de pagamento (digitalizado) também para o endereço da Secretaria Acadêmica – [email protected]

logo_sicoob

BANCO: 756 | COOPERATIVA (AGÊNCIA): 3258 | CONTA: 5550-6

CNPJ: 25.319.334/0001-53

Rua dos Ilhéus, 38 – Centro – Florianópolis – SC – CEP 88010-560 * Telefone: (48) 3224-9234

MAIS INFORMAÇÕES

Colocamos à sua disposição a Agência de Viagens e Turismo BTURISMO conveniada com o ISDCSC, que lhe proporcionará melhor preço nas passagens aéreas e atendimento especializado em Florianópolis (recepção, transfer, etc.)