Para a inscrição no Segundo Ciclo do Curso de Direito – MESTRADO, são admitidos os alunos que:

  • ou tenham cursado os estudos filosófico-teológicos para a obtenção do bacharelado junto a Seminário Maior ou Faculdade de Teologia;
  • ou tenham um diploma de ensino superior e possam documentar terem frequentado as disciplinas previstas para o Primeiro Ciclo, em uma instituição acadêmica reconhecida (Faculdade de Teologia, Instituto Superior de Ciências Religiosas, Seminário Teológico), tendo superado os respectivos exames e alcançado média igual ou superior a 6,0. Não há necessidade de ter obtido o grau acadêmico, mas é suficiente uma declaração, acompanhada de certificado e histórico escolar, de que o aluno tenha estudado e sido aprovado nas referidas disciplinas.

REQUISITOS E DOCUMENTOS PARA A INSCRIÇÃO

O curriculum vitae tem como objetivo apresentar a trajetória de vida pessoal, destacando o processo formativo, o perfil e as aptidões pessoais, numa perspectiva analítico-crítica. Este documento será preenchido e enviado juntamente com a FICHA CADASTRAL.

  • REGULAR ATESTADO: O regular atestado, constará, como prescreve o Estatuto:

a) de uma CARTA do Bispo Diocesano para os clérigos, seminaristas e leigos, do Superior Maior para os membros dos Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica;

b) e de um TERMO DE COMPROMISSO assinado pelo aluno, no qual se compromete a fazer todo o possível para assumir com empenho os estudos até a obtenção do título, com a Dissertação de Mestrado e o Exame De Universo Iure.
Clique aqui para baixar o arquivo modelo do TERMO DE COMPROMISSO que deverá ser preenchido e enviado no formato PDF para o endereço: [email protected]

  • Taxa do Processo de Seleção
  • DOCUMENTOS

• Certidão de Nascimento ou Casamento;
• RG (documentos de identidade, carteira de motorista não é aceita);
• CPF;
• Título de Eleitor;
• Certificado de Reservista (para os homens);
• 01 Foto 3 x 4 colorida;
• Comprovante de Residência;
• Histórico Escolar da Graduação; e
• Diploma de Graduação, frente e verso. Lembrando que o candidato que concluiu o curso e ainda não tem o Diploma, poderá ingressar com o Certificado de Conclusão de curso com a data de colação de grau realizada. Todavia, deverá apresentar o Diploma e Histórico final da graduação até o final do primeiro ano do Segundo Ciclo (Mestrado Eclesiástico). Quem cursou Filosofia e Teologia num Seminário Maior apresentará documento oficial equivalente.

  • Processo Seletivo:

a) a ANÁLISE DA DOCUMENTAÇÃO e a definição do Ciclo, por parte do Diretor;

b) o PROCESSO SELETIVO – constará de redação e de interpretação de texto;

c) Espanhol e Italiano (para o SEGUNDO CICLO):

• quanto à proficiência linguística para as línguas modernas, ESPANHOL e ITALIANO, há duas possibilidades: ou o aluno apresenta certificado que comprove ter estudado com sucesso essas línguas, no nível que lhe permita ler e compreender, ou se submete a exame, por ocasião do processo de inscrição. O aluno que não comprovar domínio no Espanhol e no Italiano ou não for aprovado no exame de proficiência deverá demonstrar sua aptidão em tempo hábil, pois é requisito necessário para a obtenção do grau de Mestre em Direito Canônico. Assim, ao término do primeiro ano do Segundo Ciclo, o aluno pendente: será submetido a uma nova proficiência para comprovar seu aprendizado ou deverá apresentar certificado que comprove suficiente domínio, conforme este Regimento Interno;
• quanto ao LATIM, todos os alunos deverão frequentar as aulas. Os que pretendem a dispensa do Latim I e II serão submetidos ao exame de proficiência. Todos deverão participar dos cursos de Latim III, IV, V e VI.
Os candidatos ao Primeiro Ciclo, se quiserem, poderão antecipar a proficiência linguística.

BOLSA DE ESTUDO

Após a inscrição realizada, é POSSÍVEL solicitar BOLSA DE ESTUDO de Fundação Pontifícia através do Instituto Superior de Direito Canônico Santa Catarina. A concessão ou não da Bolsa de Estudo, todavia, dependerá exclusivamente da observância do quanto solicitado pela Fundação Pontifícia e da sua posterior aprovação.

MAIS INFORMAÇÕES

Colocamos à sua disposição a Agência de Viagens e Turismo BTURISMO conveniada com o ISDCSC, que lhe proporcionará melhor preço nas passagens aéreas e atendimento especializado em Florianópolis (recepção, transfer, etc.)