II Simpósio Canônico do ISDCSC

Leigos e padres de todo país reuniram-se em Florianópolis, capital de Santa Catarina, para o II Simpósio Canônico do ISDCSC (Instituto Superior de Direito Canônico Santa Catarina), que este ano teve como tema, “Questões seletas de Direito Matrimonial e Penal Canônico”. Promovido pelo ISDCSC, o objetivo foi tratar dos aspectos atuais e mais significativos do Direito Matrimonial e Penal Canônico, tanto na dimensão substancial quanto processual.

O evento teve início na terça-feira, 08 e foi até a quarta-feira, 09, no centro de eventos da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), em Florianópolis. Na abertura, o arcebispo Dom Wilson Tadeu Jönck, scj, disse que o Instituto Superior de Direito Canônico Santa Catarina é uma resposta do Papa Francisco, de vir em socorro das famílias e também dos processos de declaração de nulidade do matrimônio. “Será uma grande contribuição para todos que estão neste seminário ter uma reflexão de alguém que está profundamente inserido neste tema, como é o caso do Pe. Manuel Arroba, consultor do vaticano para esta área”, destacou Dom Wilson Tadeu Jönck, scj.

O conferencista foi o renomado canonista, processualista, prof. Dr. Pe. Manuel Jesús Arroba Conde, CMF, missionário Claretiano, Presidente do Institutum Utriusque Iuris da Pontifícia Universidade Lateranense, de Roma. Dentre tantas funções, Pe. Manuel foi nomeado pelo Papa Francisco como membro da III Assembleia Extraordinária do Sínodo dos Bispos, que se ocupou dos desafios pastorais da família.

“No âmbito do processo matrimonial, o mais importante é multiplicar este serviço com boas informações, antes de começar as causas, ajudar os casais em dificuldade e afirmar que vale a pena revisar suas experiências. É um processo para comprovar circunstâncias muito dolorosas, mas que podem ter uma solução. Ter um projeto de vida que consista na reciprocidade, na interação do que é distinto, na criatividade para criar uma família, na perpetuidade”, explicou Pe. Arroba Conde, que na manhã deste primeiro dia falou sobre o tema – O justo processo: relação entre Justiça e Misericórdia.

Os mais de cem participantes debateram assuntos como a sentença no novo processo de nulidade matrimonial, prova pericial, declaração das partes, entre outros.

O diretor do ISDCSC, Pe. Tarcísio Pedro Vieira, na abertura do primeiro dia do simpósio, afirmou que “o Instituto pretende, além de formar operadores da Justiça Eclesial, ser um centro de pesquisa e produção científica. O Direito Canônico é um modo privilegiado de diálogo com o direito do Estado, com a cultura, com o mundo científico”.

__________________________________

Fonte: Arquidiocese de Florianópolis
Fotos: Everton Marcelino