Se você Já tem Filosofia e Teologia ⇒ SEGUNDO CICLO: MESTRADO

Até 1º de dezembro de 2020 você poderá fazer a sua INSCRIÇÃO!

Para a inscrição no Segundo Ciclo do Curso de Direito Canônico – MESTRADO ECLESIÁSTICO, são admitidos os alunos que:

  • ou tenham cursado os estudos filosófico-teológicos para a obtenção do bacharelado junto a Seminário Maior ou Faculdade de Teologia;
  • ou tenham um diploma de ensino superior e possam documentar terem frequentado as disciplinas previstas para o Primeiro Ciclo, em uma instituição acadêmica reconhecida (Faculdade de Teologia, Instituto Superior de Ciências Religiosas, Seminário Teológico), tendo superado os respectivos exames e alcançado média igual ou superior a 6,0. Não há necessidade de ter obtido o grau acadêmico, mas é suficiente uma declaração, acompanhada de certificado e histórico escolar, de que o aluno tenha estudado e sido aprovado nas referidas disciplinas.

REQUISITOS E DOCUMENTOS PARA A INSCRIÇÃO

O curriculum vitae tem como objetivo apresentar a trajetória de vida pessoal, destacando o processo formativo, o perfil e as aptidões pessoais, numa perspectiva analítico-crítica. Este documento será preenchido e enviado juntamente com a FICHA CADASTRAL.

  • REGULAR ATESTADO: O regular atestado, constará, como prescreve o Estatuto:

a) de uma CARTA do Bispo Diocesano para os clérigos, seminaristas e leigos, do Superior Maior para os membros dos Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica;

b) e de um TERMO DE COMPROMISSO assinado pelo aluno, no qual se compromete a fazer todo o possível para assumir com empenho os estudos até a obtenção do título, com a Dissertação de Mestrado e o Exame De Universo Iure.
Clique aqui para baixar o arquivo modelo do TERMO DE COMPROMISSO que deverá ser preenchido e enviado no formato PDF para o endereço: [email protected]

  • Taxa do Processo de Seleção: R$ 100,00 (cem reais)
  • DOCUMENTOS

• Certidão de Nascimento ou Casamento;
• RG (documentos de identidade, carteira de motorista não é aceita);
• CPF;
• Título de Eleitor;
• Certificado de Reservista (para os homens);
• 01 Foto 3×4 colorida;
• Comprovante de Residência;
• Histórico Escolar da Graduação; e
• Diploma de Graduação, frente e verso. Lembrando que o candidato que concluiu o curso e ainda não tem o Diploma, poderá ingressar com o Certificado de Conclusão de curso com a data de colação de grau realizada. Todavia, deverá apresentar o Diploma e Histórico final da graduação até o final do primeiro ano do Segundo Ciclo (Mestrado Eclesiástico). Quem cursou Filosofia e Teologia num Seminário Maior apresentará documento oficial equivalente.

Todos os documentos escaneados deverão ser enviados para o e-mail: [email protected] até o dia 1º de dezembro de 2020.

PROCESSO SELETIVO

Considerando que estamos em uma pandemia, que requer determinados cuidados, dentre os quais o devido distanciamento social, o processo seletivo para o ingresso no curso oferecido pelo ISDCSC será realizado virtualmente, seguindo as indicações abaixo:

a) 1º DE DEZEMBRO DE 2020 (terça-feira)

Último dia para os candidatos ao curso enviarem os documentos anteriormente indicados;

b) 04 DE DEZEMBRO DE 2020 (sexta-feira)

Comunicação do resultado da análise documental e envio de um texto com algumas questões para aqueles que tiveram a sua documentação aprovada. As respostas às questões deverão ser encaminhadas para o e-mail do instituto até às 23:59 horas do mesmo dia em que foram enviadas;

c) 09 DE DEZEMBRO DE 2020 (quarta-feira)

Publicação do resultado do processo seletivo. Os aprovados receberão um link para uma reunião virtual com a direção do ISDCSC que ocorrerá dois dias após a divulgação do resultado do processo seletivo;

11 DE DEZEMBRO DE 2020 (sexta-feira), 16:00 horas

Reunião virtual com a direção do ISDCSC, cujo acesso se dará pelo link anteriormente enviado;

e) LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

Quanto à proficiência linguística para as línguas modernas, ESPANHOL e ITALIANO, há duas possibilidades: ou o aluno apresenta certificado que comprove ter estudado com sucesso essas línguas, no nível que lhe permita ler e compreender, ou se submete a exame de proficiência linguística em espanhol e italiano que ocorrerá na primeira semana de aulas, em fevereiro de 2021.

O aluno que não comprovar domínio no Espanhol e no Italiano ou não for aprovado no exame de proficiência deverá demonstrar sua aptidão em tempo hábil, pois é requisito necessário para a obtenção do grau de Mestre em Direito Canônico. Assim, ao término do primeiro ano do Segundo Ciclo, o aluno pendente: será submetido a uma nova proficiência para comprovar seu aprendizado ou deverá apresentar certificado que comprove suficiente domínio, conforme este Regimento Interno.

Quanto ao LATIM, todos os alunos deverão frequentar as aulas. Os que pretendem a dispensa do Latim I e II serão submetidos ao exame de proficiência na primeira semana de aulas em fevereiro de 2021. Todos deverão participar dos cursos de Latim III, IV, V e VI.

A Taxa do Processo Seletivo deverá ser paga via depósito bancário identificado
e enviado o comprovante de pagamento (digitalizado) também para o endereço da Secretaria Acadêmica.

logo_sicoob

BANCO: 756 | COOPERATIVA (AGÊNCIA): 3258 | CONTA: 5550-6

CNPJ: 25.319.334/0001-53

Rua dos Ilhéus, 90 – Centro – Florianópolis – SC – CEP 88010-560 * Telefone: (48) 3224-9234

MAIS INFORMAÇÕES

Colocamos à sua disposição a Agência de Viagens e Turismo BTURISMO conveniada com o ISDCSC, que lhe proporcionará melhor preço nas passagens aéreas e atendimento especializado em Florianópolis (recepção, transfer, etc.)