Tendo presente o quanto prescrito pela Constituição Apostólica Sapientia Christiana e as determinações do Institutum Utriusque Iuris da Pontifícia Universidade Lateranense, o curriculum dos estudos no ISDCSC estará ordenado em dois Ciclos, mediante os quais os alunos gradualmente aperfeiçoarão a sua formação.

Primeiro Ciclo

logoclaretiano_20160826_02_0800O Primeiro Ciclo do curriculum de Direito Canônico é destinado aos alunos que não tiveram formação filosófico-teológica, sendo de caráter propedêutico, não conferindo nenhum grau acadêmico (eclesiástico). É dedicado ao estudo das Instituições de Direito Canônico e das disciplinas filosóficas e teológicas que se requerem para uma formação canonística superior. O Primeiro Ciclo será feito em parceria com o Claretiano – Rede de Educação, na modalidade EaD.

São disciplinas do Primeiro Ciclo, biênio introdutivo:

Segundo Ciclo

O Segundo Ciclo do curriculum de Direito Canônico, o ciclo da Licença Eclesiástica ou Mestrado, se conclui, ordinariamente, em seis semestres (três anos). O Segundo Ciclo, além de oferecer estudo mais aprofundado da ciência canônica, do Código de Direito Canônico, do Código dos Cânones das Igrejas Orientais, das normas vigentes, das fontes magisteriais e disciplinares, e de outras matérias afins, tem por objetivo levar o aluno a adquirir o método pessoal de estudo sob a condução de um professor, exercitando com maior diligência o uso do método da investigação científica.

As disciplinas do Mestrado em Direito Canônico são classificadas em disciplinas principais e auxiliares obrigatórias. Outras disciplinas (apresentadas de modo especial: opcionais, seminários, conferências, etc.), são estabelecidas pelo Conselho Acadêmico, e apresentadas no Anuário Acadêmico.

São disciplinas do curso de Direito Canônico – Segundo Ciclo – do ISDCSC: